Planejamento financeiro familiar – Blog – Fênix Consultoria Imobiliária

Comece o ano com dicas que vão te ajudar a realizar seus objetivos!

Todos nós temos planos e sonhos para o futuro. Porém, para realizarmos o que desejamos, precisamos de investimento e, antes disso, de um bom planejamento. Contabilizar seus ganhos e gastos é muito importante para manter o controle financeiro. Além disso, ajuda a alcançar suas metas sem acabar no endividamento. Reunimos algumas dicas simples de planejamento para você e sua família organizarem suas finanças, confira:

Receitas e despesas

Para começar, você precisa saber a receita mensal da família, ou seja, a soma dos valores que entram no mês (salário, benefícios, extras). Anote essas informações em algum lugar, pode ser em uma planilha, caderno ou agenda. Existem também aplicativos que podem auxiliar na realização dessa tarefa.

Reúna também as despesas mensais. Liste e separe os valores fixos dos variáveis. A internet, a luz e a mensalidade do cursinho, por exemplo, são valores fixos, que se mantém todos os meses. Já o presente de aniversário do afilhado ou o jantar na pizzaria são valores variáveis, que precisam ser contabilizados.

Com essas informações em mãos, você poderá visualizar as condições reais para traçar planos e metas. Saberá para onde o seu dinheiro está indo e cortar os gastos desnecessários será uma tarefa mais simples.

Por que poupar?

Se você planeja fazer alguma viagem, reformar a casa ou organizar uma grande festa, precisa saber quanto poderá investir. Para isso, o controle financeiro será de muita ajuda. Mas, e se você pudesse quitar total ou parcialmente os custos em vez de parcelar tudo em uma infinidade de parcelas? Economizar pode parecer complicado e trabalhoso, porém, com o tempo esse hábito pode mudar significativamente a sua relação com o dinheiro.

Durante o mês, boa parte dos nossos ganhos são destinados a gastos desnecessários. Observe e analise suas necessidades reais e compre de forma consciente. É claro que lazer e bem-estar são aspectos essenciais da qualidade de vida de uma família, porém, alguns excessos podem ser cortados e convertidos em uma poupança ou em um caixa emergencial.

Sobre poupança:

Antecipar o investimento em seus planos através de uma poupança é uma forma de diminuir a criação de dívidas e isso trará a sensação de tranquilidade. Contudo, atenção! Muitas pessoas esperam até o final do mês para guardar o que “sobrou”, arriscando o progresso deste empreendimento. Separe e guarde sempre no início de cada mês um valor fixo e moderado, que não prejudique seu orçamento. Assim, terá garantido a realização de seus projetos sem futuras frustrações ou o endividamento.

Essa poupança também pode ser utilizada como um caixa emergencial. Imprevistos acontecem e muitas vezes, atrapalham o orçamento da família. Ter um valor guardado será um alívio para pagar, por exemplo, o conserto do carro, a viagem de estudos ou até uma despesa médica.

Com o controle financeiro em mãos, sua família poderá alcançar os objetivos e planos sem muita dor de cabeça. Organização e planejamento são essenciais para a manutenção da qualidade de vida, além disso, é importante aproveitar oportunidades. Por isso, fique sempre atento e faça negócios vantajosos. Aqui na Fênix você consegue o melhor para sua família, nossos consultores são preparados para lhe auxiliar com ótimas condições e os melhores negócios.

Deixe seu comentário:

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Fênix Consultoria Imobiliária.

Assine nosso blog

Receba dicas exclusivas de especialistas do mercado imobiliário de Chapecó direto em seu e-mail: