O que fazer com as diferenças – Blog – Fênix Consultoria Imobiliária

Diversidade é benefício

Nós, seres humanos, somos seres sociais, pois dependemos uns dos outros para sobreviver neste mundo. Uma vez que existem mais de sete bilhões de seres humanos habitando o mesmo planeta, há um grande desafio posto para todos nós: conviver e compartilhar esse espaço de maneira positiva e harmoniosa.

Certamente ao longo da nossa vida, vamos nos deparar com inúmeras pessoas diferentes. Em casa, no trabalho e nas nossas relações sociais, encontraremos tanto sujeitos com os quais compartimos gostos e opiniões, quanto com personalidades e princípios completamente distintos dos nossos. Não raro se desenrolam conflitos por este motivo.

Geralmente, a primeira reação que temos ao nos depararmos com as diferenças é o afastamento. Escolhemos nos rodear apenas por amigos com os quais nos identificamos e que possuem os mesmos ideais que os nossos. Isso faz com que as discussões e experiências que temos sejam limitadas ao nosso círculo de relações. Quando não podemos evitar, acabamos optando pela tolerância. Contudo, essa postura não resolve o problema se continuarmos nos sentindo ameaçados pela diversidade. Então, como lidar com essa situação?

A melhor maneira de entender o outro e conviver com o diferente é através do diálogo. Essas dessemelhanças sejam sociais, culturais, religiosas, de gênero ou de etnia, possibilitam a coexistência das mais variadas visões de mundo. E, por meio da conversa, construímos novos valores, expandimos nossa percepção e descobrimos outras formas de solucionar nossos problemas. Não é preciso concordar com tudo o que ouvimos, nem abandonar nossas crenças. Porém, quando respeitamos as individualidades, podemos aprender juntos.

Por isso, é fundamental que saibamos identificar o potencial humano. Basta pensarmos um pouco fora da caixa: não existe um padrão para um bom profissional, uma boa pessoa. Cada um pode ser, à sua maneira, o melhor naquilo que faz. Todo indivíduo tem habilidades e vocações ímpares da sua personalidade. Se soubermos reconhecer e utilizar essas competências, atingiremos ótimos resultados, independente do empreendimento que realizarmos.

No ambiente de trabalho, funciona da mesma forma. Sempre há alguém que executa melhor uma tarefa ou outra. Isso não significa que não possamos adquirir novos conhecimentos, pelo contrário, com a convivência evoluímos muito. Uma empresa que tem consciência disso, com certeza alcançará o sucesso. Por essa razão, a Fênix se preocupa com cada colaborador e suas características únicas, que engrandecem e transformam nosso trabalho em um serviço em prol das pessoas.

Deixe seu comentário:

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Fênix Consultoria Imobiliária.

Assine nosso blog

Receba dicas exclusivas de especialistas do mercado imobiliário de Chapecó direto em seu e-mail: