Manutenção Predial Preventiva – Blog – Fênix Consultoria Imobiliária

A importância da MANUTENÇÃO PREVENTIVA para o seu imóvel!

Cuidar do lar nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, saber que ele está seguro e em ordem é muito satisfatório e tranquilizante. Não estamos falando de sistemas de segurança externa, mas da segurança das instalações elétricas e hidráulicas do seu imóvel.

A manutenção predial preventiva pode ser a maneira mais eficiente de manter a conservação e a segurança dessas estruturas do seu imóvel, seja ele casa ou apartamento. Ela é feita periodicamente e tem o objetivo de perceber e concertar coisas que podem se transformar em um grande problema no futuro.

Em grande parte dos casos, a manutenção preventiva ou até mesmo corretiva – dependendo do avanço do problema – é de responsabilidade do proprietário quando se trata de condições estruturais do imóvel como um patrimônio, por exemplo:

Estrutura elétrica: é fundamental que a fiação esteja sempre em ordem! Trata-se de uma parte muito importante para a segurança do imóvel e de seu usuário.

Hidráulica: ela interfere na parte estrutural da construção, defeitos nas tubulações podem ser muito prejudiciais para as condições estruturais do imóvel.

Reformas: uma mudança na estrutura do patrimônio, como pintura desgastada, retirada de uma parede ou a troca de tubulação e fiação, por exemplo.

Existem também serviços que são de responsabilidade do inquilino. Em sua maioria são pequenos serviços e que não afetam a estrutura do imóvel, como a troca de um chuveiro ou do tanque da área de serviço, por exemplo. Caso o inquilino queira propor alguma mudança que altera o estado original do imóvel, a decisão é do proprietário e tudo é registrado em contrato.

A manutenção preventiva é um investimento!

Acima de tudo, a manutenção preventiva é um investimento, não uma despesa. Acredite, é mais barato manter seu imóvel em ordem do que fazer uma manutenção corretiva e gastar uma fortuna com reformas. Além de minimizar os custos com correções, ela aumenta a longevidade do imóvel mantendo-o em boas condições de uso por mais tempo, evitando que o imóvel se torne obsoleto antes mesmo de atingir sua vida útil projetada.

Se uma imobiliária administra o imóvel, facilita os processos. Ela vai auxiliar o proprietário e o inquilino com os prestadores de serviços e pessoas capacitadas para os diferentes tipos de tarefas. Faz o intermédio de todos os processos rotineiros como procedimentos financeiros, vistorias e avaliações. Além disso, proporciona mais segurança nos processos burocráticos de locação e venda.

Aqui na Fênix, seu imóvel pode ser um destaque, ser anunciado em outras nossas redes sociais e participar de campanhas de venda e locação. Que tal fazer o agenciamento da sua casa ou apartamento com a gente? Saiba mais entrando em contato conosco, ou Nós Ligamos Pra Você.

Deixe seu comentário:

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Fênix Consultoria Imobiliária.

Assine nosso blog

Receba dicas exclusivas de especialistas do mercado imobiliário de Chapecó direto em seu e-mail: