Hábitos sustentáveis – Blog – Fênix Consultoria Imobiliária

Hábitos sustentáveis

Em meio aos diversos problemas ambientais que nosso planeta sofre devido à ação humana, há pessoas que têm pensado e agido de forma diferente baseadas no princípio de sustentabilidade. A sustentabilidade é um conceito que indica a sustentação do planeta através do equilíbrio. Aplicar esse princípio na sociedade significa agir em equilíbrio com o nosso ambiente, cuidar da natureza e das pessoas, para garantir a sobrevivência e um futuro digno às próximas gerações.

Durante a nossa história, passamos por muitos processos de evolução: da forma de organização social, da economia, tecnológica, do conhecimento. Mas, esses avanços sempre estiveram acompanhados da exploração e mau uso dos recursos naturais. Como consequência, hoje estamos vivendo uma época de instabilidade ambiental, em que ocorrem inúmeros desastres naturais, decorrentes da interferência do ser humano.

Por mais que não percebamos, todos nós somos responsáveis pela mudança desse fato. Nossas pequenas ações diárias tem uma parcela nos efeitos que a natureza vem sofrendo. Por isso, não podemos ser negligentes com esse problema.

Então, como podemos aplicar a sustentabilidade no nosso dia a dia? Para começar, devemos observar a forma como nos relacionamos com o meio ambiente. A ideia de que os recursos naturais são ilimitados ainda é um aspecto cultural a ser desconstruído. Quando atingirmos essa consciência, tendo em mente a necessidade de preservar e economizar para garantir a nossa sobrevivência e das próximas gerações, vai ficar mais fácil colocar em prática os hábitos sustentáveis.

Agora que entendemos a importância das nossas ações, basta tomarmos iniciativa! Separamos algumas dicas para você começar a mudar seus hábitos em prol da sustentabilidade, confira:

  1. Reduza os copos descartáveis: dê preferência a xícaras e copos de material durável.
  2. Economize energia: desligue os computadores, impressoras e outros aparelhos eletrônicos quando não estão sendo utilizados.
  3. Separe o lixo orgânico do reciclado.
  4. Economize papel: não imprima arquivos e documentos desnecessários. E, quando puder, escolha papéis reciclados para suas impressões.
  5. Cultive plantas. Seja em casa ou no trabalho, as plantas ajudam a manter o ambiente mais calmo e produtivo.
  6. Opte por meios de transporte menos tóxicos ao meio ambiente. Aposte na bicicleta, além de contribuir com a diminuição da poluição, você estará cuidando da sua saúde!

Para além da nossa contribuição individual com a sustentabilidade, existem ainda intervenções coletivas que um grupo, comunidade ou nação podem realizar. Em 2015, a ONU aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com 169 metas, como documento orientador para as políticas públicas desenvolvidas nos países membros. No Brasil, diversas ações já foram pensadas e a responsabilidade de cumprir esses objetivos é de todos: governos, instituições, comunidade e empresas.

Aqui na Fênix, nós sabemos que cuidar do planeta é cuidar do futuro. Além dos hábitos sustentáveis que aplicamos no nosso dia a dia, realizamos parcerias muito significativas, para expandir nossa contribuição com a promoção da sustentabilidade. O projeto Moeda Verde é um dos nossos parceiros. Através do aplicativo, você troca ações sustentáveis por moedas para fazer compras na lojinha. Trazendo o seu lixo eletrônico até a Fênix, você protege o meio ambiente e ainda ganha pontos! Participe dessa ação com a gente.

Deixe seu comentário:

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Fênix Consultoria Imobiliária.

Assine nosso blog

Receba dicas exclusivas de especialistas do mercado imobiliário de Chapecó direto em seu e-mail: