Entenda a diferença entre escritura, registro e matrícula do imóvel – Blog – Fênix Consultoria Imobiliária

Está negociando um imóvel e se deparou com vários documentos estranhos?

Não se preocupe, a Fênix te explica. Quando pensamos em vender ou comprar um imóvel, nos deparamos com dois documentos muito importantes: a escritura (contrato) e o registro (matricula) do imóvel. A grande dúvida que temos é saber “qual deles comprova a posse do imóvel?” ou “Qual deles representa o imóvel?”. Para que você esteja por dentro do assunto, separamos algumas informações, confira:

Escritura pública

A Escritura Pública de Compra e Venda é o que torna legitima uma negociação. A função dela é formalizar a negociação do imóvel entre o comprador e o proprietário vendedor. Nela estarão contidas as informações da negociação, como o objeto, os valores negociados, as formas de pagamento e as obrigações do comprador e do vendedor. Quem elabora a escritura é o tabelionato de notas  e ela deve ser lavrada na presença de um Tabelião.

Registro do imóvel

Para que a posse do imóvel passe efetivamente para o novo dono é preciso fazer o registro do título no Cartório de Registro de Imóveis, como consta no Art. 1.245 do Código Civil: “Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis”. Esse ofício mantém as informações e o histórico de todos os imóveis da região, através das suas matrículas.

Mas o que é a matrícula do imóvel?

A matrícula é o código armazenado no registro de imóveis da cidade que mantém todo o histórico de um imóvel. Nela estão contidas informações do proprietário, negociações, hipotecas, penhoras. Em uma negociação, o novo proprietário precisa realizar o registro da compra na sua matrícula para então, passar a ser o dono daquele imóvel. Ou seja, a matrícula guarda todo o histórico do imóvel.

Agora que você já sabe qual a diferença e para que serve cada um desses documentos, ficará muito mais simples entender as negociações. Ficou alguma dúvida? Fala pra gente. A equipe Fênix está sempre pronta para lhe atender.

Deixe seu comentário:

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Fênix Consultoria Imobiliária.

Assine nosso blog

Receba dicas exclusivas de especialistas do mercado imobiliário de Chapecó direto em seu e-mail: