Decoração para Ambientes Pequenos – Blog – Fênix Consultoria Imobiliária

Dicas de decoração para ambientes pequenos

Se você mora em uma casa ou um apartamento pequeno, não se preocupe, você não está sozinho! Essa diminuição dos espaços residenciais acontece devido à valorização do m² e é cada vez mais comum no Brasil. Mesmo assim, isso não é motivo pra se sentir desconfortável em casa, não é mesmo?

Por isso, trouxemos essas dicas que prometem ajudar você a organizar seu lar, deixa-lo funcional e com a sua cara. Pegue a caneta e o papel que aí vão as sugestões:

Amplie o Espaço:

Quando se trata de um ambiente pequeno, um espaço bem aproveitado vale ouro! Vários truques podem ser usados para colaborar com o tamanho do cômodo. Use cores claras e neutras, além de iluminar o ambiente elas dão a sensação de espaço e amplitude. Não se prenda somente ao branco clássico, escolha uma parede e pinte-a de uma cor mais viva, dê personalidade ao cômodo. Os espelhos também são um ótimo truque na hora de ampliar o espaço. Colocados em uma parede inteira, por exemplo, eles têm a capacidade de dobrar a sensação de profundidade.

Simplifique suas coisas:

Não guarde nada que você não use! Se você não usa algum objeto há muito tempo, ele basicamente não tem utilidade pra você, volta e meia, faça um levantamento dos pertences que lhe são importantes, e descarte o que não usa. Faça uma doação ou venda na internet. Sabemos que às vezes é difícil desapegar, mas acredite, vai valer a pena, será muito mais fácil manter as coisas organizadas.

Atenção com a mobília:

A mobília requer planejamento, móveis muito grandes podem tomar muito espaço do ambiente, dar a sensação de bagunça e atrapalhar o fluxo de movimento. Opte sempre por móveis compactos ou sob medida, isso garantirá o melhor aproveitamento do espaço que você tem. Separamos as dicas por cômodo, assim você encontra mais fácil a solução que você procura:

Para a sala:

Opte colocar a TV em um painel e um rack baixo de apoio, combine um sofá de três lugares com um puff ou uma poltrona. O ideal, no caso da sala, é usar poucos móveis e apostar em tapetes e cortinas para dar vida e personalidade ao ambiente. Se for usar uma mesa de centro, procure sempre por um móvel que não atrapalhe o fluxo do ambiente.

Para o quarto:

Aproveite o máximo de espaço possível! Gavetas na cama ajudam muito na hora de organizar o quarto e poupar espaço. Use nichos de parede para acomodar livros, porta-retratos e objetos decorativos. Para fazer seu quarto parecer maior, a dica das cores e dos espelhos também se aplica aqui! Coloque os espelhos na porta do seu guarda-roupa, use roupas de cama coloridas para dar contraste com paredes claras e use uma iluminação mais baixa para deixar seu quarto mais aconchegante.

Para a cozinha:

Se você gosta de passar bastante tempo na sua cozinha alguns truques são fundamentais pra deixar esse espaço funcional e confortável. Se for possível, invista em móveis planejados, isso, junto com um bom planejamento dos eletrodomésticos, pode garantir a organização do ambiente. Use eletrodomésticos embutidos, como um cooktop, ou micro-ondas em um armário da cozinha. Se você quer moldar um espaço mais confortável pra reunir a família e amigos, uma cozinha americana é a solução ideal pra você.  A cozinha americana é aquela integrada a outras áreas da casa e a única separação entre os ambientes é um balcão funcional. Isso deixa o ambiente moderno e amplo.

Para o banheiro:

A organização do banheiro começa com pequenos passos: tire o máximo de itens desnecessários da pia, como maquiagens, perfumes e remédios. Além de estes bagunçarem o ambiente, podem estragar devido à umidade do local. Use organizadores como cestos e nichos de parede, eles são ótimos para organizar seus pertences e dar um charme ao seu banheiro. Ladrilhos e paredes estampadas são ótimos truques para deixar esse cômodo mais vivo.

Agora que você já sabe como deixar seu lar aconchegante e do jeito que você quer, não precisa mais se preocupar com as mudanças. Seja venda ou locação, a Fênix sempre encontra o lar perfeito pra você. Entre em contato conosco, e lhe atenderemos com muita satisfação.

Deixe seu comentário:

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Fênix Consultoria Imobiliária.

Assine nosso blog

Receba dicas exclusivas de especialistas do mercado imobiliário de Chapecó direto em seu e-mail: